domingo, 22 de fevereiro de 2009

ESTUDAR TEOLOGIA


"Estudar teologia é como abrir uma porta. Atrás dela há uma miríade de tesouros. Podemos pegá-los, um de cada vez, e nos maravilhar com sua beleza e riqueza. Abrir a porta da casa do tesouro da teologia cristã é examinar cada um dos grandes temas da fé.

Cada assunto, como jóias preciosas, merece cuidado e atenção individual. Cada um tem muito que oferecer. Cada um nos fascina a mente, nos anima o coração e nos faz querer pregar as boas-novas.

A teologia nada tem a ver com isolamento frio e clínico, nem com fórmulas e frases secas e vazias. O que importa nela é como aprender mais sobre o Deus vivo e amoroso, e servi-lhe por inteiro com a mente e o coração. Para aprender mais sobre Deus é preciso estar mais perto dele e buscar com afinco o dia em que finalmente estaremos com ele.

Enquanto isso, há muito que fazer. O evangelho deve ser pregado. A fé deve ser fortalecida. Deus deve ser servido. Em todas essas tarefas, a teologia pode nos inspirar e informar. Teologia é uma 'conversa com Deus', que aprofunda nosso desejo de finalmente estar com ele, e nutre nosso desejo de servi-lo enquanto isso". (Alister McGrath, Teologia para amadores, Ed. Mundo Cristão, pag. 69).

O estudo da teologia deve remetê-lo à uma caminhada de espiritualidade, vida, prática, entrega, convicção, paixão pelo SENHOR. Nas palavras de McGrath, "a espiritualidade é a aplicação da verdade cristã à vida de fé" (pag. 59). Há um pensamento generalizado decorrente de uma falsa persepção realista da teologia. Por muito tempo o estudante de teologia foi rotulado como sem espiritualidade; carnal; sem vida. Pelo que se vê hoje, isto não deixa de ser verdadeiro. Quando se deixa de lado fundamentos bíblicos, alguma coisa precisa ser colocada no lugar. Porém, nem sempre foi assim.
Os pais do deserto deixam explícito em seus escritos a busca incansável e intensa por uma comunhão com Deus. Uma vida regada de disciplinas, amor ao próximo, desapego à bens materiais, com um úncio próposito, fazer teologia prática. Convoco você para esta caminha! Sinta-se desafiado.
Um abraço
Pr. Ricardo Reis

Um comentário:

  1. Sábio passa para frente

    Deus não existe atemporalmente. Ninguém formou Deus. Deus formou o homem e do mesmo tirou a mulher. O ajuntamento dos dois forma uma família. O ajuntamento de famílias formam uma etnia, uma etnia quando toma o conhecimento de que necessita de uma forma de comunicação escrita, formam letras. O ajuntamento de letras formam palavras, o ajuntamento de palavras formam frases, o ajuntamento de frases formam textos, o ajuntamento de textos formam livros, o ajuntamento de livros formam bibliotecas, bibliotecas bem usadas formam sábios, sábios altruístas formam discípulos que jamais os esquecerão. Discípulos que se aperfeiçoam viram mestres, mestres visionários jamais serão esquecidos.
    “Quer sabedoria? Peça a Deus, quer conhecimento? Leia, quer ser lembrado? Ensine”

    Anderson Frizanco www.frizans.blogspot.com

    ResponderExcluir